Capitulo VIII - Melhoramentos no aquartelamento da Mamarrosa
Quando em 23 de Junho de 1970 , o Comando recebeu o Aquartelamento da Mamarrosa ficou deveras decepcionado com o que viu .Instalações em cana de bambú , instalações em madeira ,em chapa de zinco e outras, muito poucas, em tijolo e cimento.
Para se transformar tudo o que nos parecia mal , precisávamos de pessoal especializado e material de construção . Mandámos vir cimento de Luanda . Retirámos do fundo do Rio Luvo ,com baldes e pás , mergulho sem escafandro , toda a areia necessária . Construímos maquinetas para fazer blocos de cimento . Promovemos trolhas a pedreiros e pedreiros a mestres de obra . Com o ofício de carpinteiro havia um . Desenhadores não havia falta . Todos os dias o GC do Destacamento do Luvo , retirava do fundo do Rio Luvo um atrelado de areia . Os “Engenheiros” davam as suas directrizes , os “desenhadores” riscavam no papel que a secretaria disponibilizava . Chegam os primeiros sacos de cimento e os blocos começam a surgir . Havia que colocá-los ao sol e regá-los durante o dia , para que não gretassem . A primeira obra a ser feita foi o refeitório das Praças . Seguiu-se a messe de Sargentos com balneários e alguns quartos . Uma Capela . Melhoramentos no edifícios das Transmissões e Posto de Socorros . Balneários para praças e um forno novo para pão. Canalizações para levar água a todos os edifícios e finalmente um jardim em frente do edifício do Comando , com os respectivos bancos e um lago com peixes apanhados no Rio Lucossa . Uma nova Central eléctrica e renovação da instalação eléctrica de todo o Aquartelamento. A Cantina e a Sala do Soldado também foram melhoradas. Por fim procedeu-se ao melhoramento de toda a rede de esgotos. Na parte desportiva e com o apoio da serração , construiu-se uma bancada em madeira no campo de futebol, na proximidade da pista de aviação.
Em 24 de Dezembro de 1971, foram as novas instalações e todos os outros melhoramentos inaugurados pelo Chefe de Estado Maior da RMA .
Em 25 de Dezembro de 1971, o Comandante do Sector”ZAI”, também quis visitar o remodelado Aquartelamento da Mamarrosa.
Muitas outras visitas ocorreram após estes melhoramentos, especialmente pelos Comandantes das Unidades limítrofes e dos que já haviam estado aquartelados ali, tempos atrás.
A pouco mais de 4 meses do fim da comissão , todos estavam orgulhosos da obra feita , esperando que aqueles que nos viessem render, dessem continuidade ao encetado pela CCaç 2676 . Quiz o destino que fosse a CCaç 3413, que, como nós, tivera o BII 17 como Unidade Mobilizadora. Coincidências?