Capitulo I - Mobilização e Instrução

06-07-2014 18:53

A Companhia de Caçadores  2676 teve como Unidade Mobilizadora o BII 17 onde a maioria dos elementos que a constituem  fez  a  sua  preparação  Básica  e  Especial .

No dia 14 de Julho de 1969 , houve o primeiro contacto com os novos recrutas , no Quartel sito no Castelo de S. João Baptista , sobranceiro à cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

No dia 4 de Agosto chegaram ao BII 17 os primeiros elementos que mais tarde viriam a constituir os Quadros da Companhia . O comandante  de Companhia , António Alves Martins , capitão de Infantaria do Q.P. , bem como o Oficial especializado em minas e armadilhas , Alferes Miliciano António Joaquim Alves Diníz , chegaram mais tarde , em 11 de Setembro .                                                                                               Em 13 de Setembro  juraram Bandeira os recrutas do BII 17, em cerimónia presidida pelo Comandante do CTI Açores e na qual estiveram presentes individualidades civis e militares e muitos familiares dos recrutas .

Em 29 de Setembro findou a instrução especial , mas já em 23 do mesmo mês haviam embarcado para o Continente , no paquete Angra do Heroísmo , alguns Sargentos e Cabos Milicianos a fim de gozarem os 10 dias de férias das NAPPU. Em 28 partiram  com  o mesmo  fim , alguns Oficiais Milicianos que enquadravam a Companhia.

A partir de 30 de Setembro , conforme os meios de transporte para as várias ilhas , foi a vez das Praças irem gozar os respectivos 10 dias de férias das NAPPU .

Em 10 de Outubro , após gozo das férias , estava a Companhia reunida no BII 17 e constituída por pessoal de quase todas as Províncias Metropolitanas e de todas as Ilhas  Açorianas .